Prefeito e staff da Prefeitura de Timóteo promovem encontro com lideranças comunitárias

TIMÓTEO - Na manhã desta quinta-feira (25), o auditório da Prefeitura de Timóteo recebeu um encontro institucional entre o prefeito, secretários municipais, vereadores e presidentes de associações de bairro. A iniciativa reforçou o compromisso da administração com a transparência, a democracia participativa e o diálogo direto com as comunidades.

O prefeito, Capitão Vitor, apresentou um balanço das obras e serviços realizados, destacando investimentos em saúde, educação, infraestrutura e mobilidade urbana. Ressaltou que a gestão iniciou com déficit de R$ 10 milhões, mas vem superando desafios e já contabiliza cerca de R$ 100 milhões em investimentos. “Este encontro simboliza nosso compromisso com a transparência e com a participação popular. A democracia se fortalece quando a gestão pública abre espaço para ouvir e dialogar com aqueles que representam diretamente os cidadãos. Estamos aqui para prestar contas, mas também para construir soluções juntos”, afirmou o prefeito.

Os presidentes de associações avaliaram positivamente a iniciativa, destacando que há muitos anos não ocorria um espaço tão amplo de diálogo. Para eles, o encontro representou uma verdadeira prestação de contas, mas também uma oportunidade de troca de informações entre bairros e administração.

O presidente da Associação do Bairro Santa Maria, Wagner Pacote, destacou:

“É um prazer muito grande estar aqui, uma satisfação participar junto com os outros presidentes e ouvir o que a administração está fazendo. Foi praticamente uma prestação de contas, mas também uma forma de colher dos líderes o que é necessário para a cidade. Nós que estamos na linha de frente entendemos as prioridades e sabemos que a cooperação é fundamental para o desenvolvimento de Timóteo.”

O presidente do Conselho das Associações e Entidades de Timóteo (CAET), Antônio Macedo, ressaltou que “há muito tempo não acontecia algo assim na cidade. É uma reunião que trouxe bastante proveito, porque tivemos o direito de falar e de ouvir. O prefeito apresentou projetos que muitas vezes não temos conhecimento, e agora cada presidente pode levar essas informações para suas comunidades, fortalecendo a confiança e diminuindo críticas.”

Já o presidente da Associação do bairro João XXIII, Paulinho Pescador, avaliou que “a cidade está crescendo e precisa se desenvolver mais com creches, hospitais, UBS e áreas de lazer. Esse trabalho é muito bom porque tira nossas crianças do celular e da droga, oferecendo espaços de convivência. Como presidente do João XXIII, estou satisfeito porque vejo que todos os bairros estão sendo atendidos e a tendência é crescer cada vez mais.”Demandas levantadas

De forma integrada, os presidentes apresentaram reivindicações que refletem as necessidades atuais da população:

  • Mobilidade urbana e trânsito: maior fiscalização, instalação de semáforos e melhorias na acessibilidade.
  • Infraestrutura e obras: pavimentação de ruas, recapeamentos, cortes de barrancos com segurança técnica, além de revitalização de praças e quadras.
  • Limpeza e meio ambiente: manutenção de córregos, limpeza de ruas e combate ao uso indevido de calçadas para estacionamento.
  • Iluminação pública: troca de postes de madeira, substituição de transformadores obsoletos e ampliação da rede.
  • Espaços comunitários: devolução de salões comunitários, criação de áreas de lazer e fortalecimento das associações.
  • Segurança e fiscalização: maior presença em áreas de risco e combate a ocupações irregulares em córregos e taludes.

O prefeito destacou ações da administração municipal como a construção e reforma de UBS em diversos bairros; pavimentação de ruas estratégicas e avenidas; implantação de creches e quadras esportivas; revitalização de praças e espaços de lazer; regularização fundiária com meta de 1.000 títulos e projeto “Tapete Preto”, que prevê asfaltamento em todos os setores.

O encontro reforçou o caráter institucional da ação, evidenciando que a gestão municipal busca construir políticas públicas de forma compartilhada com a sociedade civil organizada. A iniciativa fortalece a confiança entre poder público e comunidade, criando um ambiente de cooperação e corresponsabilidade.

O encontro da administração municipal com as associações de bairro reafirma o compromisso do poder público com a transparência, participação popular e fortalecimento da democracia local, garantindo que cada comunidade tenha voz ativa na construção de uma cidade mais justa e desenvolvida.

 

Categoria:

Deixe seu Comentário